O professor Jung pede-me para agradecer-lhe pelo envio das interessantes fotografias das mandalas desenhadas pelos esquizofrênicos.
O professor Jung faz diversas perguntas : que significam esses desenhos para os doentes , do ponto de vista de seus sentimento ; o que eles quiseram exprimir por meio de mandalas ? Será que esses desenhos tiveram alguma influência sobre eles ?
O professor Jung observou que os desenhos têm uma regularidade notável , rara na produção dos esquizofrênicos , o que demonstra forte tendência do inconsciente para formar uma compensação á situação de caos do consciente. Ele também notou que o número 4 ( ou 8 ou 12 ) prevalece
Suponho que as cores devem dar aos desenhos uma acentuação muito forte. Ficaríamos reconhecidos se pudéssemos ficar com as fotos. Talvez a senhora encontre a possibilidade de responder às perguntas do professor Jung , o que interessará muito a ele. Seria também interessante saber alguns dados biográficos sobre os pintores .
Queira receber a expressão de nossa alta consideração.
Pensamos que saúde mental não é algo espontâneo. Muito menos congênito. De modo algum configura-se como um processo passivo. Saúde mental é , claramente , uma construção. Uma conquista . Um processo ativo. Um direito conquistado. Sendo assim , estamos dispostos a fornecer o melhor conteúdo veiculado do modo mais interessante para construção de um alicerce sólido afim de uma saúde mental forte e autônoma. SEJAM BEM VINDOS !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vi uma mostra sobre Nise da Silveira no Museu do Olho em Curitiba, as mandalas são fantásticas.
ResponderExcluirSim Rita , o trabalho das mandalas são fantásticos.
ResponderExcluir