Não se trata de fazer arte , diz Jung , mas de produzir um efeito sobre si próprio . Aquele que até então permanecia passivo , agora começa a desempenhar uma parte ativa . Lançando sobre o papel as imagens que viu passivamente , realiza um ato deliberado . Há uma grande diferença entre falar sobre imagens de sonhos e fantasias durante uma sessão analítica , e lutar durante horas com pincéis e tintas para dar forma a imagens fugidias. Cedo o indivíduo verifica que o ato de pintar o liberta de estados psíquicos de muito sofrimento. Passará a recorrer espontaneamente a esse método e assim irá se tornando independente de seu médico. Dando forma às imagens internas , simultaneamente , ele se modela a si mesmo.
Uma das surpresa deste método é a verificação de que " pintar o que vemos diante de nós é uma arte diferente de pintar o que vemos dentro de nós "
( Nise da silveira , imagens do inconsciente )
Pensamos que saúde mental não é algo espontâneo. Muito menos congênito. De modo algum configura-se como um processo passivo. Saúde mental é , claramente , uma construção. Uma conquista . Um processo ativo. Um direito conquistado. Sendo assim , estamos dispostos a fornecer o melhor conteúdo veiculado do modo mais interessante para construção de um alicerce sólido afim de uma saúde mental forte e autônoma. SEJAM BEM VINDOS !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário