Nada será mais útil e necessário do que ser um homem normal. Mas na noção de " Homem normal " como no conceito de adaptação está implícita a restrição a uma média que só se afigura desejável àquele que tem dificuldade em lidar com as exigências cotidianas , ao homem , por exemplo , que por neurose é incapaz de uma existência normal. Ser " normal " é a meta ideal dos fracassados , de todos que se acham ainda abaixo do nível geral de adaptação. Mas, para as pessoas cujas possibilidade vão além da média , para aqueles que nunca encontram dificuldade em obter sucesso e cumprir sua parte nas tarefas do mundo , a compulsão moral a ser unicamente normal representa o suplício do leite de Procusto , um tédio insuportável , um inferno estéril e sem esperança. Consequentemente , existem tantos neuróticos que estão doentes por terem sido apenas normais quanto neuróticos que ficaram doentes por não terem atingido a normalidade.
( Dr. Nise da Silveira , imagens do inconsciente )
https://www.youtube.com/channel/UCYlKOVkVjV3Se978pT_aeCw
Pensamos que saúde mental não é algo espontâneo. Muito menos congênito. De modo algum configura-se como um processo passivo. Saúde mental é , claramente , uma construção. Uma conquista . Um processo ativo. Um direito conquistado. Sendo assim , estamos dispostos a fornecer o melhor conteúdo veiculado do modo mais interessante para construção de um alicerce sólido afim de uma saúde mental forte e autônoma. SEJAM BEM VINDOS !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nise eu te amo!
ResponderExcluirNise eu te amo!
ResponderExcluirCreio que há um erro de grafia em "leite de Procusto". O correto seria "leito de Procusto" - o vilão mitológico de Teseu que adaptava suas vítimas, maiores ou menores, ao tamanho do leito, cortando-lhes os membros, sendo o leito o parâmetro da normalidade na analogia do texto.
ResponderExcluirValeu querido vou verificar
Excluir